quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Fundação Banco do Brasil

           De acordo com Soraia Ponte, funcionária do Banco do Brasil, a Fundação do Banco do Brasil atua como braço social da instituição na forma de identificar e mobilizar diferentes fatores sociais, buscando a solução efetiva para aspectos fundamentais do desenvolvimento sustentável de comunidades brasileiras. Após conversarmos um pouco com Soraia, descobrimos como funciona o método usado pelo Banco para patrocinar projetos de tecnologia social, além de conhecer um pouco alguns que eles já patrocinaram.
Para a Fundação, “Tecnologia Social” refere-se aos diferentes produtos, técnicas ou metodologias desenvolvidas em interação com as comunidades e que resultam em soluções efetivas de transformação social permitindo atuação da fundação. O Banco do Brasil tem como conceito de Responsabilidade Socioambiental ter a ética como compromisso e respeito como atitude na relação com os interessados. Dentre as ações de RSA, a relação com a comunidade é relevante para o Banco. A Fundação Banco do Brasil contribui para realizar as ações de melhoria da sociedade, por meio dos eixos de educação e geração de renda, permeados pela tecnologia social.
Todo investimento social da fundação é direcionado à reaplicação de tecnologias sociais nas áreas da geração de trabalho e renda e educação, promovendo o protagonismo social e solidariedade econômica com o cuidado ambiental e o respeito às culturas locais.  Como exemplo, o PAIS (Programa Agroecológico Integrado Sustentável), que é uma horta orgânica, em formato de mandala, onde, no centro possui um galinheiro e dentro da propriedade do agricultor é formado também um quintal ecológico, em que se planta frutas e outras culturas, visando a segurança alimentar.
E Também o Balde Cheio, que tem como fundamento principal a sustentabilidade da criação da bovinocultura de leite, por meio da garantia da alimentação, e, portanto, da produtividade do leite nos períodos de estiagem, o que pode ser aplicado no sertão nordestino.
Além disso, o Banco possui o prêmio Fundação do Banco do Brasil de Tecnologia Social, criado em 2001, que funciona como um instrumento de identificação, seleção, certificação, promoção e formatos de tecnologias que apresentem respostas efetivas para integrar o Banco de Tecnologias Sociais. Em 2011, foram inscritas 1116 soluções sociais que serão certificadas e boa parte inserida no Banco de Tecnologias Sociais, para que possam contribuir com o desenvolvimento social, apresentando alternativas para a superação das desigualdades e principalmente da pobreza no nosso país. A partir de 2003, a Fundação liderou um processo de, além da disseminação do termo "tecnologia social", a criação de uma Rede de Tecnologia Social, hoje conhecida como RTS.
A Rede tem o propósito de verificar as necessidades das diversas regiões para melhoria dos problemas sociais e buscam parcerias para a reaplicação das tecnologias. A participação é aberta às instituições legalmente constituídas no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário