quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Projeto de complementação de renda dos nordestinos

  • Introdução
            No nordeste, 2/3 do território são castigados pela seca e para melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram nessa região, nós da turma F apresentaremos uma possível solução para isso em pequena escala. A criação de caprinos pode gerar renda para os nordestinos quando ocorrida de maneira organizada através de cooperativas. Esses animais têm alimentação variada e seu couro, carne e leite, associados ao plantio da palma, espécie adaptada ao clima semi-árido, podem gerar renda para os sertanejos.
  • Como será feito?
            Providenciaremos casais de bodes (cabra e bode), que serão fornecidos a partir da colaboração dos criadores de bode da região onde o projeto será implantado.  Os donos dos bodes fornecerão os animais e terão um lucro ao final da produção do leite, e carne dos animais. Com esse incentivo financeiro iniciaremos uma criação de bodes, onde eles se reproduzirão e procriarão, aumentando a quantidade dos bodes. Os animais são adaptados a variedades de alimentos, facilitando sua alimentação, que não precisa ser cara, eles comem praticamente tudo o que conseguem digerir. Por isso, a carne de bode tornou-se um dos principais ingredientes da região. Faremos uma cooperativa, onde traremos benefícios para todos os envolvidos e aumentaremos a renda de varias famílias, com essa criação dos bodes e reaproveitamento da sua carne e leite.
  • Aplicabilidade
             Em busca da solução de problemas relacionados à alimentação, nutrição e má distribuição de recursos entre os moradores da zona rural de Paramirim – BA, será feita uma parceria entre proprietários e governo para a formação de uma cooperativa, visando à melhoria da qualidade de vida local. Através desta, será viável a plantação da palma, cacto cuja casca e fruta servirão de alimento para os animais. Além disso, será realizada uma criação de caprinos para fins financeiros e alimentícios, já que a cabra se reproduz rapidamente, é resistente ao ambiente seco, e os derivados do seu leite chegam a ser mais valorizados que os bovinos, já que são mais saudáveis que estes.
  • Funcionamento
            Com o objetivo de aumentar a renda de famílias nordestinas, o nosso projeto propõe a criação de bodes e cabras a fim de utilizar seu leite para consumo próprio e comercialização. A escolha desses animais se deu pelo fato de serem animais de fácil aquisição, não possuírem dietas rígidas e se reproduzirem fácil e rapidamente. Através da proposta de construção de uma cooperativa entre a prefeitura local e os minifundiários, podem-se criar frigoríficos para armazenar leite e seus derivados, e uma marca comunitária para comercializar tais produtos em supermercados. Nosso projeto visa também à plantação de palmas na região, para servirem de alimentos aos animais.
  • Local/Região
             Para a aplicação prática do projeto, foi escolhida Paramirim, cidade interiorana do sudoeste da Bahia. Banhada pelo Rio de mesmo nome, essa terra é lar de uma gente que vive, principalmente nas zonas rurais, sob condições de vida precárias. É justamente nesse contexto que a tecnologia social proposta pode gerar resultados, apresentando uma forma simples de utilizar o potencial da região em prol do bem do povo. Diversos são os fatores favoráveis à implantação, desde a vegetação local da caatinga e do clima tropical, importantes para o cultivo da palma, até a disponibilidade de águas da afluente do Rio São Francisco e da Barragem do Zabumbão, essenciais à caprinocultura.
  • Público Alvo
            O público alvo do projeto de tecnologia social de Turma F serão os nordestinos que habitam o município de Paramirim, localizado no Estado da Bahia. Escolhemos tais cidadãos por viverem, em sua maioria, em situações precárias, de extrema pobreza. Com a implantação da nossa idéia envolvendo bodes e cabras, esses nordestinos poderão complementar suas rendas com a venda do leite e da carne desses animais. Além disso, os rios e as barragens presentes ajudarão, por não ser um local de seca absoluta, facilitando assim a criação dos caprinos.
  • Projetos e empresas
           A Oscip Jovem Sertão e a Associação Beneficente Cristã são instituições que podem patrocinar/incentivar o projeto, pois atuam no sertão nordestino dando assistência à população carente e vitima da seca. A Oscip Jovem Sertão é uma empresa que trabalha principalmente com a missão de desenvolver atividades socioeconômicas, culturais e educacionais para os jovens sertanejos. Já a Associação Beneficente Cristã trabalha com o Projeto Nordeste, que é um projeto que busca diminuir o sofrimento das populações carentes do Nordeste apresentando soluções permanentes para as principais causas do subdesenvolvimento do sertão, como: falta de tecnologia, carência de recursos hídricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário