quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A invisibilidade do povo sertanejo

A inversão de valores é uma problemática que assola a sociedade contemporânea como um todo e é facilmente perceptível nos noticiários, nos quais ações corruptas, violentas e de degradação do meio ambiente são relatadas. Inserido nesse meio social, o homem encontra-se diante da dificuldade de abdicar da postura conformista alienada. Entretanto, entre aqueles que tendo a ideologia voltada para o coletivismo e que decidem tomar atitudes altruístas, estão os que desenvolvem tecnologias sociais.
Desde a pré-história, o ser humano apropria-se de novas técnicas, através de sua inteligência, capacidade criativa. O homem manipulou o fogo, a roda, instrumentos de caça e pesca, a partir de observações: as chamas aquecem, afugentam animais perigosos, o formato circular permite o deslizamento da superfície do círculo no chão, podendo promover o deslocamento de pessoas e materiais. Hoje, na sociedade tecnologicamente desenvolvida em que vivemos, na qual existem eficientes meios de comunicação, a utilização da roda e do fogo parecem triviais. No entanto, para a época foi um grande avanço, visto que essas descobertas foram de caráter altamente utilitário. Assim, forma-se o princípio de que a tecnologia objetiva a  superação a algum empecilho, suprir uma necessidade ou, simplesmente, melhorar o padrão de vida, visando o conforto.
Na sociedade contemporânea, o capitalismo, sistema regente, induz à competitividade e ao individualismo. Essa realidade influencia as relações humanas como um todo, o que engloba importantes setores, como o ambiente político e acadêmico. Os cidadãos inseridos nesse universo tendem a agir e pensar de acordo com a ideologia capitalista. Uma das vertentes do capitalismo é a globalização, processo no qual, através dos sofisticados meios de transporte e comunicação, o mundo torna-se uma espécie de “aldeia global”, mas será que todo o globo tem acesso a aparatos tecnológicos? A resposta é simples: não. A população pobre, carente fica à margem da globalização. Muitas vezes, quase que países inteiros, como os subsaarianos do continente africano, são excluídos desse processo.
É alarmante que, em pleno século XXI, uma pesquisa realizada em 2005 pelo Instituto Internacional de Pesquisa de Políticas Alimentares revela que mais de 1 bilhão de pessoas não têm o que comer, quiçá podem ser consumidores de tecnologia. O capitalismo, a globalização e a tecnologia industrial, que visa o lucro dos grandes empresários, são excludentes. Muitos morrem de fome, vivem na miséria ou sofrem com o sistema de educação e de saúde precária. Assim, a importância da tecnologia social é observada. Diferentemente da industrial que objetiva suprir a demanda de aspirações do consumidor (muitas vezes modismos) a social busca sanar problemáticas sociais. Quem a produz, a apóia e a iniciativa são pessoas diferenciadas, que não pensam de maneira singular como prega o capitalismo e, sim, coletivamente, como fazem aqueles que se norteiam pelo princípio da solidariedade.
Tecnologia Social compreende uma maneira prática e, na maioria das vezes elaborada em comunidade, de promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, desde que se leve em conta a realidade histórica, social, econômica e cultural.
A Tecnologia Social não se preocupa apenas com o resultado do projeto desenvolvido, mas também no modo de como será produzida. Assim, essas tecnologias são de fundamental importância para a população em si e para o meio ambiente, uma vez que há, acima de tudo, o comprometimento com a natureza e com o nosso planeta.
No Nordeste, devido à carência da população que vive em regiões secas, a tecnologia social tem um importante papel de inclusão, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida para o povo nordestino.
Ainda assim, as pessoas, no geral, devem tomar consciência de que as atividades que as tecnologias sociais promovem em uma comunidade são de fundamental importância, uma vez que ajudam a desenvolver projetos necessário à busca da qualidade de vida de todos. Assim, a cada passo, a vida no Nordeste tende a melhorar.

Um comentário: